O site Bike Roads faz uso de cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

saiba mais continuar

  • distância
    22.4Km
  • desnível acumulado
    742m
  • pendente médio
    3.3%
  • categoria
    1

 

 

Mapa

Descrição

Subida com um declive médio não muito elevado, mas muito extensa, o que lhe confere a classificação de 1ª categoria. Une dois pontos emblemáticos que são a Ponte Pedrinha (ponte sobre o Rio Paiva, em plena N2) e as Portas de Montemuro, junto à fronteira que separa os concelhos de Castro Daire e Cinfães.

 

Informações

Direcções

Alojamento

Restauração

Bike service

Pontos de Interesse

Transportes

Direcções

outside_url|https://www.bike-roads.com/f_uploads/web-guia-oferta-turistica-2020.pdf
outside_url|https://www.bike-roads.com/f_uploads/Guia_de_Bolso_Restaurante_CIMVDL_WEB.pdf

Bike service

ABELENDA BIKE RENTAL

Morada: Quinta da Abelenda Ecopista Km 47 3440-612 Vimieiro Santa Comba Dão

Telefone: 963 444 663

E-mail: form@ecopista-portugal.com

Site: https://www.quintadoriodao.com/port/

BICITEC

Morada: Bairro de Santa Eugénia, lote 32A, loja B, 3500-034 Viseu

Telefone: 968 477 541

E-mail: geral@bicitec.pt

Site: https://bicitec.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/bicitecviseu/

BIKE ZONE VISEU

Morada: Rua Padre António Freire, 91 Quinta de Jugueiros 3500-029 Viseu

Telefone: 232 416 110

E-mail: viseu@bikezone.pt

Site: https://bikezone.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/Bike-Zone-Viseu-220169372001835/

Instagram: https://www.instagram.com/bikezone.pt/

CASA LEORNE

Morada: Rua José Branquinho Nº185 3510-003 Viseu

Telefone: 232423370

E-mail: geral@casaleorne.com

Site: http://www.casaleorne.com

Facebook: https://www.facebook.com/CasaLeorne2019/

CICLOVIRIATO

Morada: Av. da Bélgica nº73 3500-075 Viseu

Telefone: 232 411 886

E-mail: cicloviriato@sapo.pt

Site: https://cicloviriato.negocio.site/

Facebook: https://www.facebook.com/cicloviriato/

DINAMICA - LOJA DE BICICLETAS

Morada: Av. Dr. Antonio José Almeida, 323 3510-048 Viseu

Telefone: 232 410 510

E-mail: geral@dinamica-motos.com

Facebook: https://www.facebook.com/Dinâmica-Veículos-e-Acessórios-Lda-312579318876326/

JORDI BIKE STORE

Morada: R. Nossa Sra. de Fátima 59, 3510-094 Viseu

Telefone: 232 244 336

E-mail: geral@vieiragraca.com

Site: http://www.jorbi-bikes.com/

Facebook: https://www.facebook.com/JorbiBikes

LSC PROBIKES - LOJA DE BICICLETAS

Morada: R. do Desterro 16, 5100-196 Lamego

Telefone: 254 619 581

E-mail: lscprobike@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/LSCProBikeLamego/

MTT

Morada: Parque Industrial de Campia 3670-056 Vouzela

Telefone: 232 751 290

E-mail: geral@mtt.pt

Site: https://www.mtt.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/MTT-Multitécnica-444590646070882

PROCICLAR - LOJA DE BICICLETAS

Morada: Avenida da Europa Rua 9 de Maio, Lote 129 3510-921 Viseu

Telefone: 232 186 767

E-mail: info@prociclar.com.pt

Site: http://www.prociclar.com.pt

Facebook: https://www.facebook.com/lojaprociclar/

VELOCONCEPT

VISELBI

Morada: Rua dos Casimiros, nº 32/36 3510-061 Viseu

Telefone: 232 460 047

E-mail: vis.bikes@gmail.com

Site: https://viselbi.com/

Facebook: https://www.facebook.com/viselbi

Pontos de Interesse

TERMAS DO CARVALHAL

Enquadradas pelas serras da Arada e do Montemuro, as Termas do Carvalhal localizam-se a cerca de 500m de altitude, entre as bacias hidrográficas do Paiva e do Vouga. Conhecidas as propriedades terapêuticas destas águas desde a época dos romanos, a sua exploração para fins medicinais só começou no início do século XX. Estas águas sulfúreas com um ph elevado (9,3) apresentam características terapêuticas especializadas para doenças de pele, músculo-esqueléticas, digestivas, respiratórias e de otorrinolaringologia. A captação das águas é realizada a cerca de 44,4°C, através de um furo vertical com 62 metros de profundidade. Na área do termalismo clássico oferecem uma gama variada de tratamentos como massagens, hidromassagens, duches, banhos de imersão, ondas curtas e aerossóis. Na área do bem-estar os tratamentos apelam ao relaxamento, à descontracção e à sintonia perfeita entre o corpo e a mente.

Mais informações: http://www.montanhasmagicas.pt/pt/onde-ir/destaques-paisagisticos/estancia-termal/termas-do-carvalhal/

PRAIA FLUVIAL DE FOLGOSA

Esta praia localiza-se na margem direita do rio Paiva, a cerca de 4km da vila de Castro Daire. Neste local as águas do Paiva são tranquilas convidando a um refrescante mergulho e à prática de actividades como remo, caiaque, pesca desportiva e passeios em embarcações não motorizadas. Um pouco abaixo da praia fluvial, existem grandes pedras rectangulares, denominadas poldras, que constituem uma forma tradicional e rudimentar de atravessar o rio. A Praia Fluvial da Folgosa encontra-se equipada com balneários, bar/esplanada, parque de merendas com mesas, bancos e grelhadores, parque de jogos, e acessibilidades para desportos de aventura.

Mais informações: http://www.montanhasmagicas.pt/pt/onde-ir/destaques-paisagisticos/desporto-aventura-e-lazer/praia-fluvial-de-folgosa/

PORTAS DE MONTEMURO

Num dos pontos mais altos da serra do Montemuro, precisamente no limite entre Castro Daire e Cinfães, encontram-se as ruínas da Muralha das Portas do Montemuro, sítio arqueológico, já mencionado no século XIII, apresentando vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro. As Portas do Montemuro constituem, também, um geossítio de elevado interesse geomorfológico, localizado, aproximadamente, a 1213 metros de altitude, revelando-se um magnífico ponto de observação, quer da morfologia e paisagens da serra do Montemuro, quer dos conjuntos morfo-estruturais envolventes, com destaque para o vale de fractura do rio Bestança. Em dias de céu limpo é possível obter-se daqui uma panorâmica privilegiada para o norte e centro de Portugal continental: a norte do Douro, o Gerês e o Marão e o casario ao longo das margens deste rio, e a sul do Douro, todo o vale do rio Bestança, onde se instalaram aldeias como Alhões, Bustelo da Laje e Granja. A sul do Vouga as serras do Caramulo e da Estrela; a Sul do Paiva o Maciço da Gralheira e a norte do Paiva a aldeia de Faifa.

Mais informações: http://www.montanhasmagicas.pt/pt/onde-ir/destaques-paisagisticos/panoramicas/portas-do-montemuro/

IGREJA MATRIZ DE CASTRO DAIRE

A Igreja Matriz de Castro Daire, dedicada a S. Pedro, encontra-se implantada numa elevação sobranceira ao rio Paiva, onde terá nascido o robusto castro que deu origem à vila. A atual igreja resulta de uma reedificação setecentista que se prolongou até ao séc. XIX e que incidiu não apenas na arquitectura, mas também na estrutura decorativa, que conta com diversos retábulos de talha de estilo nacional e com uma imponente fachada de gosto neoclássico. O majestoso templo é formado por dois corpos rectangulares, a nave e capela-mor, tendo adossadas a norte a Sacristia e outras dependências e um nicho de Via Sacra. A fachada neoclássica erigida no séc. XIX é esplendorosa, com o amplo portal aberto e os grandes vãos rasgados a deixarem encher de luz a grande nave. Do lado do evangelho ergue-se a torre sineira com quatro ventanas para os sinos e um coruchéu bolboso. O magnificente espaço interior revela o longo processo de edificação do templo. De nave única, com cinco tramos, a igreja exibe oito altares, sendo um deles uma alteração do século XIX. Os altares colaterais, de talha dourada, inserem-se no denominado barroco pleno, ou estilo nacional. De entre os retábulos da nave destaca-se o das Almas, de grande porte e com uma iconografia de característica macabras, cuja importância é tal que alguns autores aludem mesmo à possibilidade de ter sido Nicolau Nasoni a desenhar o risco da sua estrutura. Na capela-mor destaca-se o tecto, em caixotões, com painéis dourados; um retábulo de estilo nacional com esplendidas imagens; e seis grandes pinturas maneiristas em tela, suspensas sobre o cadeiral de talha rococó, que percorre as paredes laterais.

Mais informações: http://www.montanhasmagicas.pt/pt/o-que-fazer/historia-arte-e-cultura/santuarios-de-montanha-e-lugares-sagrados/igreja-matriz-de-castro-daire/

ERMIDA DO PAIVA

A Igreja Românica de Santa Maria da Ermida de Riba Paiva é um notável monumento da segunda metade do séc. XII. Também conhecida por “Templo das Siglas”, dada a profusão de enigmáticos sinais medievais gravados nas cantarias interiores e exteriores do edifício, trata-se da igreja do único mosteiro premonstratense medieval português, fundado por dois monges franceses - D. Roberto e D. Afonso. Ao lado da igreja ainda são visíveis as ruínas desse mosteiro. Situada em pleno vale do Paiva, a Igreja românica da Ermida, de linhas arquitectónicas simples, mas robustas, destaca-se nas paisagens verdejantes e bucólicas do rio Paiva, compondo um cenário de extraordinária beleza. O templo é constituído por dois corpos: a nave, de boa silharia, com possantes contrafortes subindo até à cornija, e uma abside poligonal com elegantes colunelos elevando-se nos vértices que suportam capitéis historiados, sendo o mais original o “capitel dos menestréis”. O portal inscrito na robusta fachada marca a transição para o gótico. É formado por três arquivoltas que sobem dos colunelos, combinando bem com a faixa axadrezada, tipo “favo de mel”, que alegra a mancha de granito.

Mais informações: http://www.montanhasmagicas.pt/pt/o-que-fazer/historia-arte-e-cultura/encantos-do-romanico/ermida-do-paiva/

Transportes

PRAÇA DE TAXIS

Telefone: 232 382 131

 

AMÉRICO FRANCISCO

Telefone: 917 216 606

 

TAXIDAIRE - TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM CARROS DE ALUGUER UNIPESSOAL, LDA.

Telefone: 966 294 365

Morada: Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Nº9, 3600-180, Castro Daire

E-mail: taxidaire@gmail.com

Site: https://taxidaire.wixsite.com/taxidaire