-
distância18Km
-
desnível acumulado990m
-
-
pendente médio5.5%
-
categoriaHC

Mapa
Descrição
Esta subida tem o seu começo na carismática Ponte das Três Entradas e o seu término no alto do Colcurinho, onde se situa a capela da Nossa Senhora das Necessidades, sendo um lugar de romagem para muitas pessoas da região. Toda ela se desenvolve com inclinações relativamente moderadas (entre os 4 e os 6%), excepto nos últimos 2 quilómetros finais, quando sai à esquerda da Estrada Municipal 508 para uma estrada estreita que circunda as torres das eólicas, e que leva à capela do Alto do Colcurinho. Neste troço as inclinações sobem significativamente, ultrapassando os 10%, tornando-se particularmente desafiante, a lembrar por vezes o conhecido Angliru. À chegada ao alto, a vista recompensa todo o esforço desenvolvido nesta Subida Épica, com uma das melhores panorâmicas sobre a Serra da Estrela e sobre o Piodão.
Outras das características desta subida é a variedade de cenários por onde passa. Na sua primeira metade, as passagens pelas Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem aqui e acolá permitindo deslumbrar as vistas sobre o Vale do Alvoco. Na sua segunda metade, as árvores desaparecem e a vista abre-se para uma espectacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor. O atravessamento do Santuário da SRª das Preces em Vale de Maceira, é uma das imagens de marca desta subida e pode ser o local ideal para parar na descida para beber uma bebida no bar local, aproveitando as sombras existentes neste local.
Piso
Em termos de piso, o asfalto é muito bom, piorando apenas no sector estreito final de 2 kms. No entanto é perfeitamente compatível com as bicicletas de estrada tanto a subir como a descer (embora seja aconselhável descer este sector com cautela). No atravessamento da Aldeia das Dez e do Santuário de Vale de Maceira, o piso é de Pavé regular, num troço de aproximadamente 300 m.
Informações
Direcções
Alojamento
Bike service
Pontos de Interesse
Restauração
Transportes
Direcções

Alojamento

Hotel Rural Quinta da Geia

Descrição: Localizado nas encostas da Serra da Estrela, é um edifício remodelado do século XVII. Contempla 21 quartos e 4 apartamentos, um pequeno centro de negócios, o restaurante João Brandão e bar.
Localização: Aldeias das Dez (no percurso da subida).
Tel: +351 238 670 010
Site: www.quintadageia.com
Casa do Secolinho

Descrição: É uma casa de estilo rústico, com 4 quartos com todas as comodidades modernas. A sala do pequeno-almoço, composto por iguarias regionais, apresenta vistas para a Serra da Estrela.
Localização: Aldeia das Dez (no percurso da subida)
Tel: +351 917 414 725
Email: info@casasecolinho.pt
Site: casasecolinho.com
Aqua Village, Health Resort & SPA
Descrição: É um moderno resort de bem-estar e spa, de 5 estrelas, que dispõe de uma nascente termal, 3 piscinas e um Centro de Interpretação das Águas Termais Minerais. Dispões de 29 apartamentos com 1 ou 2 quartos
Localização: Caldas de S. Paulo (a 5 km do inicio da subida)
Tel: +351 916 705 555
E-mail: info@aquavillage.pt
Site: aquavillage.pt
Bike service

Bicicletas Silvex
Morada: Largo Ribeiro do Amaral, 24 B 3400-070 Oliveira do Hospital
Telefone: +351 238 604 548
Email: mail@bicicletassilvex.com.pt
Gomark Bikes
Morada: Oliveira do Hospital
Telefone: +351 961 154 541
Email: geral.gomark@gmail.com
Pontos de Interesse

Aldeias do Xisto: Aldeia das Dez

Uma aldeia risonha e encantadora, sobranceira ao rio Alvôco. Toda ela parece um demorado miradouro, com vista privilegiada para as serras envolventes. Respire o seu ar puro, tente conhecer a sua vasta história e certifique-se de ter passado em cada recanto. As vistas da aldeia miradouro conquistam qualquer visitante apreciador das deslumbrantes paisagens da Serra da Estrela. Aqui, cada casa, cada rua e cada largo é um miradouro.
Mais informação em: aldeiasdoxisto.pt/aldeia/aldeia-das-dez
Ponte das 3 Entradas

Construída no séc. XVIII (1790), está localizada no local de confluência dos rios Alva e Alvoco. Destaca-se pela forma estrelar com três ramos, única em Portugal.
Igreja Matriz de Aldeia das Dez
A sua construção iniciou-se em 1727 e terminou em 1764, por ordem do pároco Manual António Pereira, para substituir um templo mais antigo. É composta por uma nave, duas capelas e 5 altares. Os alteres possuem retábulos em talha do século XVIII.
Cruzeiro do Largo da Fonte
Foi construído em 1661 e restaurado em 1960.
Loja do Xisto
Aldeia das Dez.
Santuário da Nossa Senhora das Preces
Com uma secular romaria que se realiza no primeiro Domingo de Julho, é testemunho da devoção das populações ao longo dos séculos. Localizado em Vale Maceira, foi fundado no século XVIII e é composto por uma escadaria monumental de estilo barroco, uma Via Sacra com 11 capelas, uma igreja dedicada a Nossa Senhora e várias fontes e lagos, além de um extenso arvoredo com espécies da região e exóticas.
Capela de Nossa Senhora das Necessidades
No final da subida vamos encontrar a Capela da Nossa Senhora das Necessidades, situada a 1244 metros de altitude, fazendo parte do Santuário da Nossa Senhora das Preces.
Outras sugestões: www.cm-oliveiradohospital.pt
Aldeia do Piodão
Bem perto do final desta subida está situado o Piodão, uma das mais carismáticas aldeias de Portugal, com o branco da sua igreja a sobressair da cascata de casas em xisto encrustadas na encosta oeste do S. Pedro do Açor, numa imagem que se tornou embaixadora do nosso país em muitas ocasiões.
Restauração

Restaurante João Brandão (Hotel Rural Quinta da Geia)

Morada: Largo do Terreiro do Fundo do Lugar 3400-214 Aldeia das Dez
Telefone: + 351 238 670 010
Café Restaurante A Ponte
Morada: Ponte das 3 Entradas
Telefone: 238 677 011
Site: www.facebook.com/Café-Restaurante-a-Ponte-236855103122313
Transportes

Táxi Joaquim Martins da Fonseca, Lda.
Morada: Ponte das Três Entradas 3400-591 - Santa Ovaia
Telefone: +351 238 677 282