Uma das clássicas subidas da zona centro no ambiente mágico da Serra da Lousã.
  • distância
    26Km
  • desnível acumulado
    992m
  • pendente médio
    3.8%
  • categoria
    HC

classificações


ainda sem classificações
Tem de estar autenticado para definir classificações

 

 

Ranking no Strava

Posição Nome Velocidade Tempo
1 Diogo D. 24.7 1:03:07
2 Filipe O. 24.1 1:04:32
3 Luís P. 24 1:04:51
4 Nuno O. 23.9 1:05:9
5 David P. 23.5 1:06:15
6 Octávio C. 23.2 1:07:9
7 Carlos F. 23.1 1:07:28
8 Gualdino F. 22.9 1:07:52
9 Filipe C. 22.7 1:08:36
10 Joao Viegas (. 22.7 1:08:42

 

Informações

Direcções

Alojamento

Bike service

Pontos de Interesse

Restauração

Transfers

detectar a minha localização e calcular

ou inserir origem manualmente
calcular

Palácio da Lousã Boutique Hotel

Descrição: O Palácio da Lousã, está inserido num edifício brasonado do século XVIII, outrora Palácio da Viscondessa do Espinhal, tratando-se de um imóvel classificado como Património Histórico de Interesse Público. Transformado numa unidade hoteleira de quatro estrelas, o hotel possui 46 quartos, que conjuga o charme dos ambientes históricos à mais avançada tecnologia, proporcionando o máximo conforto a todos os que o visitam.

Localização: Rua Viscondessa do Espinhal 3200-257 Lousã

Tel: +351 239 990 800

Email: info@palaciodalousa.com

Site: www.palaciodalousa.com

Cerdeira Village

Descrição: O Cerdeira Village, localizado na Serra da Lousã, apresenta acomodações tradicionais em xisto rodeadas por uma paisagem ondulante. Cada villa com 2 pisos do Cerdeira Village é auto-suficiente e combina uma arquitectura típica com interiores modernos.

Localização: Aldeia do Xisto da Cerdeira (a 9 km do inicio da subida)

Email: we@cerdeiravillage.com

Site: www.cerdeiravillage.com

Bicicletaria

Morada: Rua Flor da Rosa nº 50; 3200-085 Lousã

Telefone: +351 239 994 228; +351 910 509 845; +351 917 016 855

Email: geral@bicicletarialouzan.com

Site: www.bicicletarialouzan.com

Aldeia do Xisto do Candal

A aldeia do Candal fica localizada junto à N236 sendo ponto de passagem desta Subida Épica. Pode aqui encontrar uma fonte e a Loja do Xisto do Candal, com serviço de cafetaria e esplanada, sendo a opção ideal para retemperar forças na subida ou na descida, no regresso. A aldeia acompanha a encosta, especialmente na face que está exposta a nascente. É atravessada pela Ribeira do Candal, cujo som da água a correr é um convite a relaxar e apreciar a natureza.

Mais informação em: aldeiasdoxisto.pt/aldeia/candal

Aldeia do Xisto da Cerdeira

O único acesso a esta aldeia situa-se numa derivação da N236 no traçado desta subida. Fruto da recente remodelação de grande parte das suas casas é neste momento uma das mais procuradas aldeias de toda a rede, oferecendo uma óptima opção em termos de alojamento (Cerdeira Village), sobretudo para quem pretenda mergulhar na calma e na magia de uma aldeia de montanha.

Mais informação em: aldeiasdoxisto.pt/aldeia/cerdeira

Outras Aldeias do Xisto

Nas encostas da Serra da Lousã situam-se várias das aldeias da rede das Aldeias do Xisto, espalhando-se pelos concelhos da Lousã, Góis e Miranda do Corvo. Todas elas a merecerem uma visita.

Mais informação em: aldeiasdoxisto.pt/regional-organization/serra-da-lous%C3%A3

Ecomuseu da Serra da Lousã

O Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques apresenta uma completa colecção sobre as ferramentas e utensílios usados nas aldeias da Serra da Lousã e sobre os vários ofícios e artes das suas populações.

Igreja Matriz da Lousã

É uma igreja moderna, contruída de 1882 a 1921, dedicada a S. Silvestre.

Castelo da Lousã

Situado no vale do Rio Arouce, não há certezas quanto à data da sua construção, mas existe no local um edifício militar pelo menos desde o sec. XI. Está classificado como monumento nacional e em bom estado de conservação.

Ermidas da Nossa Senhora da Piedade

Classificadas como Monumento Nacional, são no total 4 ermidas localizadas junto ao Castelo da Lousã e da Praia Fluvial da Sra. da Piedade. É um local místico e espiritual, integrado no relevo da Serra da Lousã.

Praia Fluvial Sra. da Piedade

Localiza-se num local deslumbrante, junto ao Castelo da Lousã e às Ermidas da Nossa Senhora da Piedade. Está equipada com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e uma zona de merendas e bar com esplanada.

Outras sugestões: www.cm-lousa.pt/que_visitar

Restaurante O Burgo

Morada: Ermida da Sr.ª da Piedade 3200 Lousã

Telefone: +351 239 991 162; +351 239 995 335; +351 912 784 692

Email: restauranteburgo@sapo.pt

Site: www.facebook.com/Oburgodalousa

Restaurante Casa Velha

Morada: Praça Sá Carneiro, Lote 14 cv 3200-212 Lousã

Telefone: +351 239 991 555; +351 919 458 549

Email: restaurantecasavelha@gmail.com

Site: < href='https://www.facebook.com/restaurantecasavelha/'>www.facebook.com/restaurantecasavelha

Táxi António Simões & Antunes Lda

Morada: Rua Doutor João Santos, Lousã 3200-236 Lousã

Telefone: +351 239 992 228

Táxi Fernandes & Neto, Lda

Morada: Rua Dr. João Santos 3200-236 Lousã

Telefone: +351 239 991 247

Descrição

O Alto de Trevim, nos seus 1200 metros de altitude, é um local especial para todos os habitantes da região da Serra da Lousã. Nos dias de boa visibilidade, é possível observar locais tão distantes como a Serra da Estrela, o Oceano Atlântico, a Serra da Gardunha e Marvão, já no Alentejo.

A subida a partir da Lousã inicia-se junto ao Parque Carlos Reis, percorrendo durante mais de 20 quilómetros as inúmeras curvas e contra curvas da N236. O piso está em bom estado e a subida é suave (entre os 2% e 5,5%). Em quase toda a extensão, esta subida é enquadrada por uma luxuriante vegetação.

A estrada é acompanhada do seu lado direito por várias ribeiras, que correm no fundo de vales bastante fechados, raramente se deixando ver. O Rio Arouce, a Ribeira de São João, a Ribeira da Cerdeira e Ribeira do Candal, que vamos cruzar junto à Aldeia do Xisto com o mesmo nome.

Aqui é o local ideal para repor energias, provar a água fresca de uma fonte construída em 1941 ou apreciar a vista sobre a Ribeira do Candal na esplanada da Loja do Xisto.

Com a altitude a subir, a paisagem começa pouco a pouco a alterar-se. A vegetação é menos exuberante, há mais clareiras e aparecem os primeiros parques eólicos, que nos vão acompanhar até ao Trevim.

Quanto faltarem pouco menos de 6 quilómetros para o final da subida e já a quase 1000 metros de altitude, abandona-se a N236 para tomara a direcção da esquerda, numa estrada florestal aberta pelo meio de pinheiros que parecem querer ultrapassar em altura as torres eólicas.

A partir daqui o alcatrão degrada-se, pelo que em alguns locais é necessário estar mais atento para se evitar um furo, especialmente a descer. É uma estrada de montanha, onde vamos acompanhando a cumeada, com pouco desnível e até uma pequena descida antes do assalto final ao cume. Nos dias de vento forte vamos perceber porque estão ali as torres eólicas!

As maiores dificuldades da subida estão reservadas para os últimos 2 quilómetros, mais desafiantes, com inclinações médias de 6% e 7,9%, e algumas passagens a 10-11%. O piso mais desgastado pelos Invernos agrestes e uma vegetação cada vez mais escassa, que nos deixa totalmente expostos ao vento aumentam a dificuldade, valorizando ainda mais a conquista do cume desta Subida Épica!

Piso

O piso nos primeiros 20 quilómetros, na N236 é de boa qualidade, permitindo subir e descer com tranquilidade. Apenas em alguns locais as raízes das árvores provocam já alguns ressaltos na estrada, que exigem alguma atenção a descer. É preciso especial atenção no fim da descida, já dentro área urbana da Lousã, com algumas lombas e bandas sonoras bastante altas e que podem não ser visíveis a alta velocidade e que podem causar um acidente grave no caso dos ciclistas não estarem atentos. Na subida e após a viragem para o Trevim, o piso é mais rude, existindo alguns pontos em que está mais degradado, obrigando a uma atenção redobrada na descida, por forma a escolher a melhor trajectória.

No inverno, nos dias mais frios, é necessária uma especial atenção com a formação de gelo nesta estrada, sobretudo ao início da manhã, podendo manter-se por mais horas nas curvas mais sombrias.

 

Mapa